Dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho
Dinâmica do Mercado de Trabalho Portuário no Brasil
O número de admitidos no mês foi de 2772, enquanto o de desligados foi de 2359, o que resultou em um saldo (diferença entre admitidos e desligados ) de 413 postos de trabalho no setor portuário no país.
Ao considerar as regiões do país, observa-se que o desempenho no Sudeste foi de 242 vínculos de saldo, resultado de 1339 admitidos e 1097 desligados. No Nordeste, o saldo total foi de 19 vínculos, com 271 admitidos e 252 desligados.
Na região Norte, o saldo foi de 12 vínculos, com 531 admitidos e 519 desligados. Já na região Sul, o resultado foi de 125 vínculos, sendo 575 admitidos e 450 desligados. Por fim, a região Centro-Oeste apresentou um saldo de 15 vínculos, com 56 admitidos e 41 desligados.
No gráfico, verifica-se as respectivas movimentações de admitidos e desligados por região.

Ao analisar o desempenho por unidade da federação, o gráfico a seguir mostra o desempenho de cada estado no mês.

A seguir, evidencia-se a distribuição da mediana salarial mensal para admitidos e desligados nas diferentes regiões do Brasil.

Observa-se, conforme o gráfico a seguir, a distribuição de admissões e desligamentos no mercado de trabalho pelo recorte de sexo.

O gráfico abaixo, por sua vez, mostra a distribuição de admissões e desligamentos no mercado de trabalho, segmentada por diferentes níveis de escolaridade, no Brasil.

Também se pode verificar as 10 ocupações que registraram o maior saldo positivo de movimentações no mês no país, indicando um maior número de admissões em relação aos desligamentos.

Além disso, pode-se verificar as 10 (dez) ocupações com o maior saldo negativo de movimentações no mês, mostrando profissões onde os desligamentos superaram as admissões. Essa informação é útil para identificar áreas de instabilidade e potencial necessidade de intervenções ou requalificação ou eventuais crises conjunturais.

Mercado de Trabalho Portuário no Maranhão
A movimentação de empregos portuários e aquaviários no estado do Maranhão no mês resultou no saldo de -13 vagas, uma variação de -2 vagas no trimestre.
O a seguir mostra a evolução da movimentação e o respectivo saldo de vínculos no estado, mostrando a tendência geral dos processos de admissão e demissão.

Na tabela, verifica-se um resumo das movimentações de admissões e desligamentos no estado do Maranhão ao longo dos últimos 12 meses.

Por sua vez, observa-se no gráfico a seguir o desempenho do estado do Maranhão no quesito salarial.

De forma similar ao contexto nacional, pode-se verificar a distribuição das movimentações por sexo no Maranhão.

Na dimensão educacional, os resultados do mês para o Maranhão foram os seguintes:

No próximo gráfico, verifica-se as ocupações com saldo positivo:

E, de forma similar, abaixo é possível verificar as ocupações com saldo negativo no mês:
