Sobre

Conectando o Setor Portuário e a Sociedade

O Observatório Portuário é uma iniciativa dedicada ao monitoramento, análise e divulgação de informações estratégicas do setor portuário.

Somos um think tank do setor portuário que foi criado na Universidade Federal do Maranhão para contribuir com a elaboração e disseminação de informações qualificadas sobre o setor portuário e transporte aquaviário. Nosso propósito é subsidiar o ecossistema portuário, gestores privados e públicos, empresários, profissionais e academia, com conhecimento. Nossa missão é conectar o setor portuário com a sociedade.

Nosso propósito é subsidiar o ecossistema portuário, gestores privados e públicos, empresários, profissionais e academia, com conhecimento.

Nossa missão é conectar o setor portuário com a sociedade.

Atuamos como ponte entre o setor público, privado e a sociedade, promovendo transparência e eficiência nas operações portuárias por meio de estudos técnicos, dados atualizados e análises qualificadas.

Trabalhamos para estimular o desenvolvimento sustentável dos portos brasileiros, incentivando práticas inovadoras e a integração competitiva do país aos fluxos globais de comércio.

Comprometidos com a excelência e a neutralidade, buscamos ser referência como fonte confiável para decisões estratégicas e avanços contínuos do segmento.

Atividades

1

Elaboração de estudos técnicos 

2

Proposição de políticas e estratégias de gestão. 

3

Informações  estratégicas

Objetivos

Equipe

COORDENADOR

Dr Sérgio Cutrim

Doutor em Engenharia
Naval e Oceânica - USP

VICE-COORDENADOR

Dr Tadeu Teixeira

Doutor em Ciências Sociais
UNICAMP

PESQUISADORA

Dra Darliane Cunha

Doutora em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Zaragoza

PESQUISADOR

Francisco
de Oliveira

Cientista de dados e Administrador

PESQUISADOR

Dr. Leo Tadeu Robles

Doutor em Admnistração
FEA/USP

Convênio e Financiamento

O Observatório Portuário é fruto de um Convênio de Educação, Ciência e Tecnologia e Inovação (ECTI) celebrado com a Empresa Maranhense de Administração Portuária, administradora do Porto do Itaqui.

O Porto do Itaqui está estrategicamente localizado próximo aos principais mercados mundiais e possui infraestrutura para movimentar graneis sólidos vegetais e minerais, líquidos, cargas gerais e contêineres. Em 2021 foram movimentadas mais de 31 milhões de toneladas de cargas, ano em que 24 marcas históricas foram superadas, com destaque para soja, combustíveis e fertilizantes.

Principal exportador de grãos na região Centro-Norte, o Itaqui é o único porto público do Brasil com quatro certificações ISO: 9001 (Qualidade), 14001 (Meio Ambiente), 27001 (Segurança da Informação) e 45001 (Segurança e Saúde Ocupacional).

Conectado ao restante do país por modernas ferrovias e rodovias, o Itaqui destaca-se como o principal porto do Corredor Centro-Norte do país, um trabalho reconhecido com nota máxima no IGAP – Índice da Gestão das Autoridades Portuárias, categoria do Prêmio Portos + Brasil 2022, do Ministério de Infraestrutura.