O relatório técnico Sustentabilidade e Atividade Portuária tem como missão mostrar como essas atividades devem estar alinhados para garantir o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
A atividade portuária é responsável por movimentar grande parte do comércio internacional, gerando emprego, renda e riqueza.
No entanto, essa atividade também pode causar impactos negativos sobre o meio ambiente, como poluição, erosão, dragagem e perda de biodiversidade. Por isso, é fundamental que os portos adotem medidas de gestão ambiental, como o uso de tecnologias limpas, a redução de emissões, o tratamento de resíduos e a preservação dos ecossistemas marinhos.
Assim, a sustentabilidade e a atividade portuária podem caminhar juntas, contribuindo para o bem-estar das populações e para a conservação dos recursos naturais e os relatórios mostram as estratégias de gestão adotadas, práticas e alternativas acionadas no setor.
Edições Anteriores
As edições anteriores dos relatórios podem ser acessadas nesta página. Selecione o tipo de relatório e a edição. Boa leitura!